12.09.07
Boston Common
Song: Joe's Head - Kings of Leon
Boston é uma cidade de 559 mil habitantes. Sua grandeza e fama se deve às cidades que a cercam e formam a Greater Boston. Aí já são quase 4,5 milhões de habitantes. Cada cidade tem sua vida própria, mas as pessoas transitam muito entre elas. Durante o dia, a população de Boston aumenta em 1,2 milhões de pessoas. Tem gente que descreve Boston como velha. E é mesmo. Foi aqui no estado de Massachusetts que os peregrinos chegaram, e aprenderam com os nativos como cultivar a terra. Na primeira colheita, em 1620, foi estipulado um dia de folga para comemorar, o Thanksgiving, o feriado mais importante (e único!) dos EUA.
A grande maioria das casas na Greater Boston são bem grandes, mas isso não significa espaço pra todo mundo. Em cada uma dessas casas moram três, quatro famílias. Uma no primeiro andar, outra no segundo, ou em alguns cômodos. As casas acabaram sendo divididas em "territórios". São vendidas assim também, em partes. Na minha opinião, isso ilustra o que mais me chamou a atenção em Boston, a diversidade cultural.
Fiquei hospedada na casa do Eduardo, meu amigo de Curitiba que está em Boston há três anos, mas todas as noites fazíamos uma visita a casa dos amigos. Haki, o dono da casa, um turco. Nos outros cinco quartos moram Kristen, que nasceu em Plymouth (a cidade dos peregrinos, que tem ares de colônia até hoje); Adriano, brasileiro, gaúcho, médico e cientista, trabalha com pesquisa neurológica na Boston University; Jora, a única bostoniana; Jodie, californiana e Aintha, alemã. As meninas são todas estudantes. E a outra metade da casa está a venda, ou seja, vem mais gente por aí, certamente de regiões e backgrounds diferentes.
Harvard, Boston University, MIT (Massachussets Institute of Technology) são algumas das universidades que estão na região. Isso agrega a Boston diferentes rostos, linguagens e culturas. Harvard Square, a região ao redor do gigantesco campus é um lugar cheio de gente jovem, restaurantes, lojas. Está sempre movimentada, com pessoas circulando e mantém aquele clima legal de arredores de universidade.
Boston abriga também a maior comunidade brasileira no exterior. É uma pena que a maioria dos nossos conterrâneos não tem oportunidade de interagir e aproveitar a característica multicultural da região. Muitos são ilegais, sobrevivem em sub-emprego e preferem viver embaixo da redoma da comunidade, nos guetos brasileiros. Assim, levam aqui a mesma vida do Brasil. Continuam assistindo novela das oito, fazem compras em lojas que falam português, frequentam bares brasileiros... muitos moram aqui há anos e não falam inglês. A diferença é que aqui não falta comida no prato, nem casa pra morar e muitos realizam o sonho de ter um carro e uma TV grande.
Eduardo diz que Boston é o terceiro mundo nos EUA... em alguns momentos, talvez. Mas não tenho dúvida que a cidade dorme bem confortável embaixo das asas da águia de cabeça branca.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
5 comments:
Gostei das informações culturais, mas êsse pessoal assistindo novelas, é o cúmulo.Bran
Gostei.
Dá-lhe Má! Você está com os sentidos apurados e consegue captar no ar a essência do que vê, além do mais mais escreve bem. Só não chame a águia deles de "águia de cabeça branca" por que pode ofendê-los, o nome correto é: "Águia calva", ou seja, eles acham que o bicho é careca, e não somos nós que vamos discutir isso, não é mesmo? Beijos, e continue com tuas observações e verve, nós exigimos!
Muito obrigada, meus queridos e fieis leitores. Fico lisonjeada!!
Come on Pilgrim
Pixies
1987
Post a Comment